Brownie da Mila

Oi, gente que ama um bolo!

Vou compartilhar com vocês uma receita que adaptei da Chef Mila Cruz (Camila Cruz), que faz maravilhosas receitas funcionais, Raw foods e ainda atua como personal cook. Tive o prazer de participar de um curso de Mila, conhecê-la um pouco mais e posso dizer que é uma pessoa maravilhosa, transparente e de uma simplicidade e humildade rara. Tão boa na cozinha quanto como ser humano. Por isso faço questão de deixar clara minha admiração antes da receita.

A receita original da Chef Mila, anota aí:

– 1 xícara de chocolate amargo

– sal marinho

– 450g de amêndoa dream (manteiga de amêndoa da Bioporã)

– 1c de chá de bicarbonato de sódio

– 1 1/2 xícara de mel

– 3 ovos

PREPRARO: Derreter o chocolate em banho maria e reservar. Bater as claras em neve e reservar. Bater à parte a amêndoa dream, adicionar as gemas e o mel. Misturar o chocolate à mistura e quando ficar homogêneo, adicionar as claras levemente. Por último, colocar o sal e o bicarbonato. Levar ao forno pre aquecido (200 graus) por 20-25min. em forma retangular untada.

 

Agora, a receita que eu adaptei e vou explicar o porquê. Estava sem o Amêndoa Dream em casa, mas tinha 1kg de creme de amendoim (que compro a granel). Como eu conheço a textura do amêndoa dream, que é cremosa só que mais rala do que o creme de amendoim, eu tive que acrescentar leite e água à receita até dar a textura da massa (que por sorte tinha assistido em um vídeo como ficava). O creme de amendoim que compro é beeem firme, uma pasta mesmo, e ainda vem uns pedacinhos de amendoim que deixa bem crocante. Também estava sem chocolate suficiente (hahaha) usei o jeitinho brasileiro mais uma vez. Coloquei adoçante no lugar do açúcar (transformei a receita de funcional para lowcarb hahahaha). Apesar do ajeitadinho, a receita de Mila foi a minha musa para esta adaptação. Rende 24 porções.

BROWNIE DE MILA (POR TACI – ADAPTADO)

– 1 xícara de chocolate amargo (tinha meia xícara, adicionei 2cs de cacau em pó 70% e um pouco de leite enquanto derretia)

– sal marinho (pitada)

– 450g de creme de amendoim (coloquei 1/4 de xícara de água morna/leite enquanto batia, pois compro ele mais grosso, a granel)

– 1c de chá de bicarbonato de sódio

– 1/2 xícara de mel

– 1/2 xícara de adoçante culinário (sucralose)

– 1/4 de xícara de leite desnatado líquido e água morna (por causa do creme de amendoim mais grosso. Mas talvez não use tudo)

– 3 ovos

– essência de baunilha

PREPARO: Derreter o chocolate em banho Maria, junto com o cacau em pó, colocando bem pouco leite só para homogenizar e ficar na textura de como se só houvesse chocolate derretido; reservar. Bater as claras em neve e reservar. Bater à parte o creme de amendoim (acrescentando água morna/leite aos poucos, no meu caso, para ficar mais soltinho, igual ao amêndoa dream), adicionando as gemas, o mel, adoçante e essência de baunilha. Com a batedeira ligada, acrescentar o chocolate até ficar homogêneo. Se achar que ainda ficou muito pesada a textura, adicione mais leite desnatado líquido aos poucos. Em seguida, adicionar as claras levemente. Colocar o sal e o bicarbonato. Levar ao forno pre aquecido (200 graus), em assadeira retangular untada, por 20 min. Sirva com danete proteico ou ganache proteico (whey, leite em pó, adoçante e água morna). Rendeu 24 porções.

Vct total: 1385kcal / cho: 163,5g / ptn: 53g / lip: 72g

Vct porção: 57,7cal / cho: 7g / ptn: 2,2g / lip: 3g

A receita fez o maior sucesso na minha turma de pós graduação, em casa, na academia. Quem provou, aprovou! Uma ótima receita para reunir os amigos, para uma “jacada” fitness saudável. O pedaço é low carb, e com adição de ganache protéico vira um lanche rico em proteína e com baixo carboidrato. Está esperando o quê para fazer e compartilhar?

Bom apetite!

IMG_7350IMG_7346IMG_7344

IMG_7351

ADD YOUR COMMENT