Massa de grão de bico para empadão

Olá, gente saudável!

Esta receita é simplesmente deliciosa.

Não leva nenhum tipo de farinha, apenas grão de bico, azeite e temperos naturais de sua preferência.

O grão de bico é uma leguminosa fonte de vitaminas A, B6, C, E e K, e minerais cálcio, fósforo, potássio, zinco, magnésio, ferro. Como é uma excelente fonte de fibras, ajuda a regular o trânsito intestinal, melhora saciedade e ajuda a combater o mau colesterol. Quando combinado com cereais (ex: arroz, trigo), a absorção de seus aminoácidos é potencializada, conferindo um bom aporte proteico.

RECEITA

  •  4 xícaras de grão de bico cozido, sem a água e seco (para cozinhar, deixe o grão de bico de molho de um dia para o outro. Troque a água e cozinhe em panela de pressão por 20min após apitar. Não tem problema se ele ficar um pouco duro, mas tem de estar cozido.)
  • 2c. sopa de azeite (ou mais se precisar)

Coloca o grão de bico aos poucos com o azeite no processador ou liquidificador. Essa parte é bem trabalhosa, pois terá que parar o processo muitas vezes para a massa ficar homogênea e dê para manusear. A massa não fica elástica, então, você precisará fazer bolinhas, amassar com as duas mãos e ir preenchendo fundo e os lados da forma (deve ser untada com manteiga ou azeite). Para uma forma grande, eu dupliquei a receita. Para o recheio, você pode fazer de sua preferência: palmito, frango, camarão, etc. Eu fiz de frango. Coloquei uma bandeja de peito de frango na panela de pressão (com meu tempero: sal, alho, coentro, açafrão, cebola, molho de tomate caseiro etc) e desfiei sacudindo a panela depois de feito e retirado o líquido. Depois de desfiado, adicionei novamente o líquido do cozimento, ao ponto de ficar cremoso. Depois de colocar o recheio, é só cobrir o recheio, da mesma maneira que fez com o fundo e a borda da forma. Leva ao forno médio (200 graus) até a massa dourar um pouquinho (uns 15min é suficiente), pois a massa já está cozida e o recheio também.

Bom apetite!

img_9649

 

ADD YOUR COMMENT