Molho de Tomate Caseiro

Bom dia, gente linda!

Essa receita aprendi recentemente, num workshop de culinária. Já tinha visto várias receitas como essa pela internet, mas nunca tido a coragem de fazer. O curso me deu coragem hehehehe E desde então, faço 1 vez por mês ou a cada 20 dias. Quando o molho fica pronto, coloco em potinhos de vidros, congelo uma parte e a outra fico usando no dia a dia (molho de carne, de macarrão, com pizza caseira (fit, diga-se de passagem), com rap 10 (que meu marido adora). Quando acaba, descongelo mais um ponte. É uma receita que não sai tão barata por causa do preço do tomate, mas é tão bom saber que estamos consumindo algo rico em fibras, antioxidantes, vitaminas, com o sabor muuuuito melhor do que os molhos industrializados, e além disso, sem glutamato monossódico, sem conservantes, corantes artificiais… simplesmente caseiro e saudável!

RECEITA

– 8 tomates sem casca picados (eu descasco com uma faca pequena sem dentes bem afiada, mas você pode colocar água morna que a casca se solta)

– 1/2 pimentão vermelho picado

– 1 cebola roxa picada

– 1cs de alho moído (3 dentes)

– 1 talo de aipo picado (a gente encontra aqui em Recife como salsão, geralmente vem já embalado nas prateleiras de verduras)

– 1/2 maço de coentro (opcional, pode colocar só manjericão, mas eu gosto de coentro, e fazendo com os dois agrada muito mais ao meu paladar)

– Folhas de manjericão frescas (à vontade, fica muito bom)

– 1/4 xícara de azeite de oliva

– 1/4 de cenoura ralada (às vezes coloco mais, 1/2 cenoura)

– ervas desidratadas (orégano, tomilho, alecrim, salsa, manjerona, etc)

– Colorau (urucum – pra dar uma cor mais forte, dependendo do tomate, fica meio alaranjado o molho)

– pimenta do reino, noz moscada, sal e pitada de açúcar

Refolgar a cebola no azeite, a medida que for reduzindo adicionar o alho, o aipo, o pimentão e por último os tomates. Manter em fogo baixo e deixar cozinhar um pouco. Em seguida, adicionar os temperos, o coentro e manjericão. Deixar cozinhar até os tomates amolecerem, em panela tampada em fogo baixo, mexer vez por outra para não queimar no fundo da panela. Não precisa adicionar água, mas se quiser deixar menos grosso, adicione aos poucos durante cozimento. Depois de pronto pode ser liquidificado na opção “pulsar” (deixa uns pedaços), ou total para ficar pastoso sem pedaços.

Rende: 750g (ou mais, depende do tamanho dos vegetais utilizados e da quantidade de água do molho)

vct total: 385kcal / cho: 54,5g / ptn: 10,9g / lip: 18,3g 

vct colher de sopa (20g): 10,3kcal / cho: 1,5g / ptn: 0,3g/ lip: 0,5g

Bom apetite!!

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